17 de outubro de 2007

Origem do Corretor de Seguros

Fonte: JCS - Sincor/SP

"Desde a antiguidade, muitos povos empreendedores estiveram permanentemente expostos aos riscos da atividade marítima. Por isso, em 1293 foi criada primeira forma de seguro pelo rei D. Diniz, de Portugal, dedicada exclusivamente aos riscos marítimo. Poderíamos chamá-la de embrião do seguro

Em 1529, por Carta Régia, em Portugal, foi criado o cargo de Escrivão de Seguros. Este cargo foi ocupado por Brás Eanes, amo de Fernão d’Alvares, tesoureiro do rei e escrivão da fazenda. O cargo só podia ser desempenhado por quem soubesse ler e escrever; algo raro na época. O escrivão detinha o monopólio dos registros de todos os contratos de seguro e respectivas apólices. Cabia-lhe também a escrituração de todas as dúvidas e diferenças (possíveis litígios). Constituía, através dele, a primeira ação fiscalizadora, além de função de arbitragem.

Somente em 1578 foi criado em Portugal o cargo de Corretor de Seguros. O seu papel era intermediar segurados e seguradoras. Nenhum seguro seria válido enquanto não tivesse a mediação do Corretor. O rendimento era assegurado pelos “Tomadores” (seguradores), através de comissão cobrada sobre os prêmios. Tanto o cargo de escrivão, como o de corretor era considerado propriedade pessoal e passível de transmissão, normalmente de pais para filhos."

Nenhum comentário: