19 de setembro de 2007

Custo de Apólice

Quando eu comecei a trabalhar com seguros em maio/1994 os seguros eram indexados (foi um pouco antes do Plano Real do FHC). eu me lembro que na época o valor do custo de apólice no ramo automóvel era de 1500 IDTR. Hoje a IDTR está em 0,01178951, o que representa R$ 17,68. Poxa, hoje o custo de apólice de automóvel está em 60 reais, ou seja, um aumento de 240% em 13 anos.

Dei uma pesquisada para comparar com a inflação acumulada no período e pelos meus cálculos (contei com a ajuda do FGV Dados e Instituto Teotônio Vilela - www.itv.org.br) isso supera o valor da inflação, que deve ter ficado em torno dos 180%.

Esse preço de 60 reais deve ser explicado pelo corretor ao segurado pois esses 60 reais pode representar quase 10% do valor total pago para apólices de menor valor. E sempre tem aquela saudável discussão da comissão do corretor sobre o valor do custo da apólice. Nenhuma paga, mas algumas oferecem uma recompensa financeira quando a apólice é emitida de forma eletrônica. A antiga Real Seguros (que foi comprada pela Tokio Marine) não cobra nada de custo de apólice, o valor já está embutido - bacana isso !

Nenhum comentário: