9 de janeiro de 2008

DPVAT x Motoboys

Os proprietários de motocicletas estão muito chateados com o aumento do valor do DPVAT. O seguro obrigatório aumentou para 255 reais.

Como qualquer seguro, o princípio do DPVAT é o mutualismo, ou seja, se as indenizações aumentam todos acabam pagando por isso. E as estatísticas nos mostram que infelizmente os acidentes de motocicletas com vítimas vem aumentando, portanto essa seria uma razão do aumento do valor.

Por outro lado a indústria automobilística comemora os números. Comparando 2006 com 2007 o número de motos vendidas cresceu quase 33% atingindo mais de 1,7 milhoes de motos fabricadas. Ou seja, mais motos circulando, o que fez aumentar a base segurada, o que deveria ter gerado uma diluição de risco, certo ? Não é o que parece...

A culpa vai recair sempre neles, nos motoboys –os odiados “cachorros loucos” !
Se tiver curiosidade visite o site da categoria e você vai ficar chocado com as estatísticas que podem ser obtidas lá, por exemplo: "São Paulo mata em média um motoboy por dia e fere gravemente outros 25, segundo os relatórios de fim de ano da Prefeitura" - ou "A cada motoqueiro morto, temos três que ficam seqüelados, com paraplegia ou tetraplegia"
Fonte: www.motoboy.org.br

Vale a pena assistir o documentário “Motoboys – Vida Loka”, do Caíto Ortiz, de 2003. Quem assistiu deve lembrar de um depoimento no final do filme que estudiosos tentam explicar a importância do motoboy na vida econômica da cidade e um vai além, dizendo que o que ele gostaria de ver, num futuro não muito distante, é que os motoboys sejam profissionais respeitados e admirados como outra categoria profissional super reconhecida, a dos bombeiros ! É esperar para ver.

E visite o site do DPVAT, conheça seus direitos – www.dpvatseguro.com.br

Nenhum comentário: