6 de dezembro de 2007

AGF muda de nome

AGF Seguros terá um novo nome em 2008. A partir de primeiro de março, a seguradora passa a se chamar Allianz Seguros. Ontem à tarde, Joseph Gross, vice-presidente de marketing corporativo do grupo Allianz, maior conglomerado financeiro da Europa e segundo maior seguradora do mundo, passou por São Paulo para explicar aos corretores e funcionários da AGF como a mudança será feita.

Gross contou ao Valor que em cada país a mudança vem sendo feita de um jeito diferente. Nos últimos cinco anos, ele já participou de várias trocas. Foram mais de 20 seguradoras que tiveram o nome alterado. A Argentina foi um dos exemplos mais recentes. O processo terminou em setembro e houve a substituição completa da marca.
Na Itália, foi mais complicado. A Allianz é dona de três seguradoras lá, com nomes fortes no mercado local. Por isso, a estratégia foi primeiro colocar o nome Allianz na frente da marca tradicional para em um segundo momento deixar só o nome da companhia alemã.

Outro caso complicado foi na Eslováquia, onde a Allianz comprou uma seguradora estatal. Primeiro teve que sanear a empresa, melhorar os indicadores econômicos e o serviço aos clientes para depois adotar a marca Allianz. Foram mais de dois anos de trabalho.

O executivo fala que não há um modelo para trocar uma marca. Depende das operações da empresa em cada país. Até agora, os resultados foram bons. Em todos estes anos, não temos exemplos de mudanças mal sucedidas , afirma Gross, que é indiano radicado na Alemanha.

Os principais critérios são ver se a companhia tem indicadores financeiros, produtos, funcionários e distribuidores dentro do padrão Allianz. Em geral, são processos caros que exigem investimento relevante, diz Gross.

No Brasil, o processo começou este ano e conta com a participação de toda empresa. A troca de nome vai deste o cartão de visitas até os brindes promocionais e as fachadas dos 60 escritórios da seguradora pelo país. No momento, funcionários e os corretores estão sendo comunicados, informa Gabriele Tischler, diretora de gestão de negócios da AGF, que está comandando o processo. Também haverá uma campanha de mídia para informar. Para isso, a AGF passou a trabalhar com a agência Ogilvy, que é a mesma que o grupo alemão opera mundialmente. A AGF tem esse nome no Brasil desde 1993. A seguradora, porém, opera no país desde 1903. Inicialmente apenas com apólices para transporte e depois com outros ramos, incluindo automóveis e saúde. O nome inicial foi Brasil Companhia de Seguros, que se transformou em AGF em 1993. Em 2006, a companhia faturou R$ 1,4 bilhão e lucrou R$ 69 milhões. No primeiro semestre, as receitas somaram R$ 703 milhões.

O grupo alemão Allianz comprou uma fatia de 57% da seguradora francesa AGF em 1997. Em setembro deste ano concluiu a aquisição do restante das ações e passou a deter 100% do capital. Dentro da estratégia de ter uma marca global, aos poucos foi trocando o nome das unidades. Até agora, 85% das operações mundiais do grupo, que opera em 70 países, já têm o nome Allianz. Segundo Gross, a estratégia de ter uma marca global permite grandes ações de patrocínio, como o da Fórmula 1.

A Allianz tem números astronômicos. São 173 mil funcionários no mundo e 70 milhões de clientes em 70 países. O faturamento em 2006 foi de 101 bilhões de euros. Este ano, até setembro, somaram 76,7 bilhões de euros, alta de 0,5%. O lucro líquido cresceu 29%, para 7,3 bilhões de euros.

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