19 de dezembro de 2007

Nanotecnologia é usada para reduzir os sinistros

Poxa, essa é bem interessante !

Data: 19.12.2007 - Fonte: Valor Econômico/Altamiro Silva Júnior

A Mapfre resolveu apostar na nanotecnologia para se diferenciar da concorrência no disputado mercado de seguros de veículos. A seguradora espanhola começa a operar no Brasil amanhã o "DataDot", um sistema de identificação composto por micro-partículas de poliéster espalhadas pelo veículo, que contêm informações como o número do chassi do carro ou da moto.

O sistema é gravado a laser e aplicado no carro por meio de um spray. Pode ser aplicado em até cinco mil locais do veículo, nas partes internas ou externas. A Mapfre é a primeira seguradora a usar o produto no país.

Segundo Jabis de Mendonça Alexandre, vice-presidente da área de automóveis da Mapfre, o objetivo é proteger os carros contra roubo, reduzindo a sinistralidade e facilitando a identificação de peças roubadas. Invisível a olho nu, os dados são identificados somente com o auxílio de uma lupa e na presença de uma lâmpada especial de luz negra.

Esse produto é comum em países da Europa, Estados Unidos, além da Austrália, de onde é importado o spray que será usado no Brasil. As estatísticas mostram que nestes países a sinistralidade com roubos chegou a cair 60%.

No Brasil, a estimativa do executivo é que haja uma redução de pelo menos 16%. Essa foi a queda que ocorreu com o uso dos método tradicionais, como o da remarcação do chassis nas laterais do carro. Esse método, porém, agride a lataria e tem número limitado de aplicação a cinco ou seis partes. Por isso, com a nanotecnologia, a expectativa da Mapfre é de uma redução muito maior nos sinistros. "Mesmo que a peça seja lixada e repintada, outras partes do veículo ainda vão conter as micropartículas que permitem a identificação", afirma o executivo.

A Mapfre tem uma carteira de um milhão de veículos segurados. Este ano, a frota teve uma expansão de 8% em comparação com 2006. Já os prêmios, em meio a queda geral do mercado, recuaram cerca de 3% e estão em R$ 760 milhões até outubro. Em faturamento, a Mapfre é a quinta maior seguradora de autos do país, em um ranking liderado pela Porto Seguro e pela Bradesco. Em frota, é a quarta colocada.

A nova tecnologia, segundo Mendonça, pode ser aplicada também em motocicletas e qualquer outro objeto de valor, como notebooks. Para o segurado, o produto será oferecido sem custos a partir de quinta-feira. A aplicação demora dez minutos e, em média, é feita em três mil partes do carro. O sistema tem um banco de dados, atualizado pela internet, com as informações de cada equipamento, o que permite a rastreabilidade dos dados em nível mundial.

Nenhum comentário: