28 de dezembro de 2007

Seguro para obras de artes

Na semana passada, com a notícia do roubo de duas obras de arte no Museu de Arte de São Paulo (Masp), a sociedade percebeu que algumas vezes a segurança é vulnerável em locais responsáveis por manter e guardar relíquias históricas e valiosas. Juntos, os quadros - uma obra do pintor espanhol Pablo Picasso e outra do brasileiro Cândido Portinari - estão avaliados em R$ 120 milhões. Um detalhe importante: as obras não possuíam seguro, conforme informou a assessoria de imprensa do museu.

O mercado de seguros de obra de artes no Brasil ainda é pequeno e poucas seguradoras comercializam este serviço. Uma delas é Chubb do Brasil Companhia de Seguros, que oferece no seguro residencial garantias especiais, como proteção de obras de artes, antiguidades, acervos, coleções valiosas e paisagismo. A empresa conta com especialistas para detalhar e aprovar estas coberturas, que elaboram um dossiê dos bens com sugestões de medidas de prevenção à segurança patrimonial e pessoal, de acordo com o perfil do cliente.

A APR Corretora de Seguros também atua neste segmento, com o APR Seguro Obras de Arte. Trata-se de um seguro para objetos e obras de arte pertencentes ao segurado ou que estejam devidamente documentados sob a guarda, custódia ou tutela do mesmo. Para este serviço, são considerados riscos cobertos as perdas e danos materiais decorrentes de qualquer causa, ocorridas dentro do local do risco indicado na apólice. A empresa também oferece o Seguro de Patrimônio Pessoal Quality Protection, um produto que inclui coberturas para residências e todos os objetos nelas contidos como obras de arte, jóias, antiguidades e coleções valiosas.

A ACE Seguros decidiu comercializar produtos para obra de arte e lançou, este ano, o seguro para coleções particulares de obras de arte. A nova proteção está sendo agregada ao seguro de exposições, uma das especialidades da companhia, cuja cobertura garante a proteção desde o momento em que a obra é retirada do seu local de origem, passando pelo período de exibição, até o seu o retorno.

Nenhum comentário: